Decorreu este fim-de-semana, no Circuito da Catalunha, a segunda etapa do Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, onde a equipa do piloto português de MotoGP, Miguel Oliveira, militou com três dos seus pupilos provenientes escola Oliveira Cup.

Um fim-de-semana um pouco atípico, devido às alterações das condições meteorológicas.

Os primeiros treinos livres decorreram com a pista seca, permitindo aos pilotos da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team colocarem-se muito próximos dos experientes pilotos deste campeonato.

Já no segundo dia, debaixo de chuva, Rafael Damásio sofreu uma queda que o levou ao Hospital de Granolleres para fazer um check up mais cuidado e, embora não tivessem sido detetadas quaisquer tipos de lesões, por decisão médica não participou no restante evento.

Dinis Borges sofreu também uma queda logo no início dos primeiros treinos cronometrados, sessão na qual Pedro Fraga esteve sempre muito próximo dos pilotos mais rápidos.

Foi a segunda sessão de treinos cronometrados, em piso seco, que ditou as posições da grelha de partida, cabendo a 7ª posição a Pedro Fraga e a 15ª posição a Dinis Borges, entre os 29 participantes.

Já na corrida, Dinis Borges foi capaz de recuperar uma posição e terminar no 14ª lugar. Pedro Fraga teve novamente que partir da última posição, devido à moto parar no momento do arranque, mas uma corrida irrepreensível levou-o até à 5ª posição.

“Estou muito contente com os resultados deste fim-de-semana, na prova da Catalunha. O nervosismo no momento do arranque para a volta de reconhecimento fez com que Pedro Fraga deixasse a moto parar e em consequência saiu da última posição. Fez uma recuperação fantástica, melhorando inclusivamente o seu melhor registo volta após volta, o que o permitiu terminar num muito honroso 5º posto. O Dinis, tendo em conta o que fez no primeiro dia de treinos livres, esperava mais dele. Talvez a queda em piso molhado o tenha bloqueado um pouco, mas nada que não se venha a conseguir melhorar num futuro próximo. O Rafael desta vez não pode participar, mas é um piloto que pode ir muito longe, é uma questão de continuar a trabalhar. No final do fim-de-semana, o resultado é muito positivo. Acredito que estamos num bom caminho e que em breve teremos muitas alegrias.” Paulo Oliveira

“Este foi um fim-de-semana de muita aprendizagem. Na corrida, na volta de aquecimento, cometi um erro e a moto acabou por parar, por isso tive de arrancar da última posição. Consegui recuperar até à quinta posição o que é muito bom, mas sinto que podia ter feito um melhor resultado. Não vou totalmente satisfeito com o meu resultado, mas agora é pensar já na próxima corrida e trabalhar para melhorar.” Pedro Fraga

“Este fim-de-semana correu muito bem. Na quinta-feira foi adaptação à pista e fiz uns bons tempos. Na sexta-feira as condições mudaram e tive que me adaptar a andar à chuva nesta pista. Na qualificação senti um pouco de dificuldades, porque as condições voltaram a mudar e rodámos em piso seco. Na corrida estive sempre na luta entre quatro pilotos e acabei por terminar em 15º. Agora vou continuar a trabalhar e esforçar-me para melhorar já na próxima prova.” Dinis Borges

A próxima corrida do ESBK irá decorrer nos dias 29 e 30 de junho, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.