Prova superada em Navarra
Na penúltima ronda do ESBK 2019, realizada este fim‑de‑semana no traçado espanhol do Circuito de Los Arcos em Navarra o Miguel Oliveira Fan Club Racing Team voltou a estar em plano de evidência com os três pilotos presentes na Pré-Moto3 a manterem as suas posições entre os dez melhores na classificação geral.
Tal como tinha acontecido na etapa anterior do campeonato a equipa voltou a ser reforçada com Afonso Almeida, a fazer a sua segunda participação na numerosa classe Moto4. Aos comandos da sua Beon o ‘Benjamim’ da equipa enfrentou duas corridas num pelotão de três dezenas de jovens apostados em vencer. Na primeira corrida foi o 31º após as 12 voltas realizadas aos 3.933 metros do traçado, não concluindo a segunda corrida depois de ter sofrido uma queda sem consequências físicas.
Entre as Pré-Moto3, a principal aposta em 2019 da equipa com as cores da BP Ultimate, foi Pedro Fraga – o vencedor da MiniGP na Oliveira Cup – quem melhor qualificou com uma quarta posição a valer a abertura da segunda linha da grelha. Depois de uma queda na primeira sessão ‘Quique’ mostrava que estava de novo em posição de assinar uma presença no pódio. Numa clara evolução ao longo de ambas as sessões por parte dos pilotos também Dinis Borges melhorava ao mesmo ritmo que somava voltas e fechou a qualificação em oitavo, cabendo ao regressado Rafael Damásio a 14ª posição na linha de partida.
Com 13 voltas ao circuito o pelotão de 28 pilotos discutiu ao milímetro as posições. Após o arranque, e ainda na primeira volta, Pedro Fraga teve que evitar uma manobra de um adversário e desceu ao 12º lugar na primeira passagem pela linha de meta, iniciando então uma recuperação que o levou ao quarto posto na décima volta, fechando a corrida na quinta posição final, onde rodou nas derradeiras três voltas. Mais uma corrida de recuperação para o recruta de Miguel Oliveira que mostrou claramente que tinha consigo a rapidez para estar de novo entre os três melhores.
Rafael Damásio protagonizou também ele uma excelente recuperação e recebeu a bandeira de xadrêz no sexto posto, ele que na segunda volta era o quinto da geral depois de um excelente arranque desde a 14ª posição em que estava na grelha. Ainda passou pela quarta posição nas voltas seis e sete, mas na segunda metade desceu até ao lugar em que veio a terminar a corrida.
Dinis Borges foi o único elemento da equipa que não terminou a corrida depois de uma queda antes de terminar a quinta volta quando era nono classificado.
Os três pilotos da equipa continuam classificados entre os dez primeiros da classificação geral da categoria, sendo Pedro Fraga o quinto com 75 pontos; Rafael Damásio é o nono 41 pontos e Dinis Borges o décimo com 38 pontos antes da última prova da temporada que se realiza em Jerez de La Frontera no primeiro fim-de-semana de Novembro.
Pedro Fraga
Este foi um fim‑de‑semana duro porque custou-me um pouco baixar os tempos e melhorar. Na primeira sessão de treinos caí devido a óleo na pista e a equipa teve que dar tudo para poder sair de novo para a pista. Na segunda consegui a quarta posição na grelha de partida, mas na corrida, e logo na segunda curva, o piloto com o dorsal 4 levantou a moto de uma forma exagerada e obrigou-me a sair de pista para evitar uma queda. Tive que recuperar e lutar até à última curva, acabando por finalizar na quinta posição.
Rafael Damásio
O fim‑de‑semana não começou muito bem, com alguns problemas na moto. Mas com o decorrer dos treinos melhorei o meu ritmo e qualifiquei na 14ª posição. Fiz um bom arranque na corrida e consegui colocar-me no quinto posto, subindo depois a quarto, mas no final desci novamente e terminei em sexto.
Dinis Borges
Foi um fim‑de‑semana muito positivo. Gostei muito do circuito, ao qual me adaptei bem e fomos sempre melhorando os tempos saída após saída. Na corrida – onde arranquei em oitavo – tentava recuperar para um grupo que tinha perdido o contacto ao falhar uma travagem, acabei por arriscar um pouco mais, sofri uma queda e não consegui regressar à pista. Agradeço à minha equipa e…vemo-nos em Jerez.
Afonso Almeida
Os treinos correram bem, incluindo a qualificação. Na primeira corrida não consegui alcançar o meu objectivo e na segunda corrida sofri uma queda, sem consequências físicas. Foi uma experiência muito boa, é bom andar com estes pilotos numa pista rápida como esta. É também mais difícil mas adorei a experiência.
Paulo Oliveira – Director de equipa
Este fim-de-semana podemos voltar a contar com o Rafael Damásio na equipa e provar o seu talento. Alteramos o sistema de trabalho com os nossos pilotos desde os primeiros treinos livres e tem-se verificado que estão cada vez mais rápidos e perto da frente da corrida. Aqui em Navarra estávamos confiantes que alcançaríamos um põdio, mas piloto Kiko María resolveu voltar a empurrar para fora de pista o Pedro Fraga, que teve de recuperar até à 5ª posição. O Rafael voltou a demonstrar que pode ser bastante rápido e terminou logo atrás do Pedro em sexto. Já o Dinis não teve a sorte do seu lado, cometeu um erro e pagou com uma queda que não permitiu terminar a corrida.
O Afonso Almeida, o nosso ‘Benjamin’, está a ter uma experiência extraordinária. Na primeira corrida não fez um bom arranque e isso deixou -o do grupo, e numa pista rápida como está é difícil recuperar. Na segunda corrida, o Afonso estava no meio do pelotão, mas teve de travar mais forte quando estava ainda muito inclinado e caiu.
Foi sem dúvida um fim-de-semana muito produtivo onde terminámos mais uma vez a cumprir o nosso objectivo, formar pilotos.