Aconteceu este fim de semana, entre 09 e 11 de junho no Circuito do Estoril, aquela que é a única jornada do ESBK – Campeonato Espanhol de Superbikes a decorrer em território nacional. Para a Miguel Oliveira Racing Team tratou-se de uma ronda em ‘casa’ e a motivação para o fim de semana de corridas esteve no auge.
Devido a ainda se encontrar em recuperação dado uma lesão fora de pista, Afonso Almeida #10 não pôde alinhar na formação de pilotos de Miguel Oliveira, mas não foi por isso que o piloto de 13 anos deixou de dar o seu apoio e estar junto da equipa para retirar o máximo de aprendizagem.
Gonçalo ‘Salo’ Dias, como é habitual, representou a MO Racing Team na categoria de Moto4, num fim de semana em que foi por diversas vezes declarada a pista molhada e com algum vento. Ainda assim o piloto de Belas tirou proveito máximo da sua Beon e, nas sessões 1 e 2 de treinos livres de sexta-feira, fez P25 e P19, respetivamente, tendo conseguido o seu melhor registo nos 2m04s359, a +3s857 do topo da tabela de tempos.
Já no Sábado, o piloto de 11 anos qualificou-se em 25º lugar, estando assim apontado para largar da 9ª linha de partida para as duas corridas da 4ª prova do ESBK. Na Corrida 1, Salo finalizou as 11 voltas estipuladas em 22m47s127, a +40s742. Apesar de ter sentido algum desconforto no arranque, o que o fez descer duas posições, a verdade é que Salo conseguiu recuperar a partir da segunda volta, altura a partir da qual passa a rodar de forma muito constante nos baixos 2m03, tendo mesmo conseguido chegar aos 2m02 na 7ª volta. Foi, aliás, na 7ª volta que reivindicou P23 e assim se manteve até passar a bandeira de xadrez.
Domingo, no Warmp Up, Salo registou P19, em pista molhada, e na Corrida 2 do fim de semana voltou a finalizar em P23, embora tenha progredido de forma muito positiva em relação à corrida anterior, já que realizou as 11 voltas em 22m42s862, a +30s882, e atingiu praticamente os 180km/h de velocidade máxima em pista (177,4Km).
Jean Kento Turner, por sua vez, foi o representante a solo da MO Racing Team na categoria de Prémoto3, tendo arrancado a sexta-feira molhada rodando a FP1 em P9, nos 2m06s846, a +7s083 do topo, e revelando assim o seu domínio à chuva. Já na FP2, realizou a sua volta mais rápida nos 1m56s042, a +4s489, finalizando a sessão de treinos livres em P24.
Sábado, o piloto japonês conseguiu qualificar-se em P26, com o seu melhor tempo nos baixos 1m54s. Saiu então da 9ª linha de grelha para as duas corridas do fim de semana. Na Corrida 1, Jean Kento Turner consegue um excecional arranque que o catapultou para P21. Acabou por perder algumas posições em batalhas com o grupo competitivo onde estava inserido, mas o trabalho de recuperação foi notório. A partir da penúltima volta conseguiu recuperar e agarrou-se a P22, lugar em que passou pela bandeira axadrezada.
Já no Domingo, o piloto de 14 anos voltou a dar mostras da sua garra em piso molhado, fazendo P10 no Warm Up, o que fazia antever uma segunda corrida promissora de recuperação.
Na Corrida 2 do fim de semana, J. Kento Turner voltou a distinguir-se com o seu arranque, como é seu apanágio, saltando de P26 para um sólido P22. No entanto, a partir da terceira volta perde uma posição, mas mantém-se constante até à oitava volta, quando consegue seguir a roda do piloto à sua frente e o ultrapassa. Volta a cruzar a bandeira de xadrez em 22º lugar.
A próxima corrida do Campeonato, a 5ª do ESBK, está agendada para meados de setembro em Navarra, entre 15 a 17 de setembro, altura em que ficam a faltar apenas duas jornadas para o término do calendário de 2023.