A história do cilindro mestre de travão radial começa em 1985, quando a Brembo registou a primeira ideia de patente que estava destinada a revolucionar os sistemas de travagem. A ideia foi inicialmente adoptada na competição, onde as limitações de espaço nas motos de corrida exigem pesquisa constante para encontrar soluções mais compactas.

A nova solução, além de reduzir as dimensões gerais, foi capaz de melhorar a ergonomia do conjunto, tornando o acionamento da manete mais eficaz. Esta evolução estrutural, entre outros benefícios, também permitiu o redimensionamento da bomba de travão com o objectivo de optimizar as interações hidráulicas e mecânicas melhorando o desempenho do conjunto. Em 1986, o cilindro de montagem radial foi para a pista equipando a Yamaha YZR OW 81 de Eddie Lawson, campeão das 500cc nesse mesmo ano.

O piloto americano imediatamente apreciou a alta linearidade de resposta da nova solução e isso convenceu a Brembo a desenvolver ainda mais o conceito, aprimorando também o dispositivo de ajuste da distância da manete em relação ao avanço. Uma solução que hoje é comum, mas que nasceu e foi desenvolvida na competição, como tantas outras.