Afonso Almeida #10 e Gonçalo ‘Salo’ Dias #55 concluíram positivamente este fim de semana dois dias de testes, no Circuito Ángel Nieto, em Jerez de La Frontera, Espanha. Os pilotos da MO Racing Team de 13 e 11 anos, que correm em Pré-moto3 e Moto4, respetivamente, realizaram perto de 70 voltas cada, distribuídas por quatro sessões de treinos livres ao longo deste sábado e domingo.

A dupla de pilotos, que voltará a representar em 2023 as cores de Miguel Oliveira no ESBK – Campeonato Espanhol de Velocidade, conseguiu concretizar dois dias de trabalho em cima das suas Beon com distinção. Almeida, natural da Charneca de Caparica, fechou a FP1 da competitiva categoria de Pré-moto3 com a sétima melhor marca, nos 1m56s142, tendo sido notável a sua evolução ao longo das várias sessões de treino realizadas. Finalizou a FP4 com o sexto melhor tempo, nos 1m52s944, a apenas 0s917 da melhor volta desta sessão. Já Salo #55, natural de Belas, mostrou a sua sede de competição aos longo das sessões de treino, tendo conseguido a sua melhor marca na FP1, na categoria de Moto4, em quinto, nos 2m06s130, a 1m481 do melhor registo da sessão. Rodou no Top5 de pilotos com maior velocidade ao longo do circuito, e fechou a sua melhor marca de todo o fim de semana nos 2m04s150, o que o colocou em oitavo lugar na FP3.

Afonso Almeida foi oitavo na tabela de tempos combinados de sábado e domingo, em Pré-moto3, ao passo que Gonçalo Dias, em Moto4, fechou a tabela de tempos combinados do fim de semana em 12º.

Ontem e hoje tive boas sensações com a mota e uma queda, mas nada de especial. Ainda há coisas a trabalhar como sair mais cedo da box e apanhar uma roda [ir atrás de um piloto], mas estou contente com o que conseguimos alcançar. Para a primeira corrida espero fazer um top 10“, afirma Gonçalo ‘Salo’ Dias #55.

Sábado não consegui alcançar o tempo que queria, mas consegui ser consistente e experimentar tudo o que precisava tanto na minha forma de estar como na moto. Hoje, no FP3, consegui melhorar o meu tempo e senti-me bastante cómodo em cima da mota. No FP4 consegui fazer o tempo que pretendia. Agora é continuar a trabalhar para estarmos preparados e motivados para a primeira corrida que é já dia 2 e 3 de abril em Jerez“, comenta Afonso Almeida #10.

Com meteorologia favorável e o piso seco, a MO Racing Team assina assim a sua ambição para a época do ESBK, que este ano volta a ter uma ronda de sete provas no calendário, uma destas com passagem por Portugal, em meados de junho, no Circuito do Estoril.

 

Calendário ESBK 2023

18 e 19 março – Testes Oficiais Jerez

30 março – 2 abril – ESBK Jerez

13 a 16 abril – ESBK Aragão

11 a 14 maio – ESBK Valência

8 a 11 junho – ESBK Estoril

14 a 17 setembro – ESBK Navarra

26 a 29 outubro – ESBK Jerez II

16 a 19 novembro – ESBK Barcelona

 

 width=

 

 width=

 

 width=