MO Racing Team concluiu primeira jornada do fim de semana em Jerez
A Miguel Oliveira Racing Team defrontou hoje a primeira corrida do fim de semana, no âmbito da sétima e última prova do ESBK – Campeonato Espanhol de Velocidade. Ao início da manhã, o quarteto de pilotos que veste as cores de Miguel Oliveira realizou sessões de treinos cronometrados, a fim de lhes ser atribuído o devido lugar na grelha de partida, para as Corridas 1 e 2 (de sábado e domingo, respetivamente) desta ronda de Jerez de La Frontera, em Espanha, a segunda do campeonato neste mesmo circuito, na época de 2022.
Gonçalo ‘Salo’ Dias #88 iniciou a sessão de qualificação da classe de Moto4 com a ambição que o caracteriza: em 12 voltas rodadas, conseguiu melhorar os seus tempos por volta comparativamente ao dia anterior, e estabelecer a sua melhor marca na 26ª posição, nos 2m04s447, a +3s811 do que o melhor tempo cronometrado. Saiu então da 9ª linha, 26ª posição na grelha de partida, para a corrida que se realizou no período da tarde e onde o piloto de apenas 10 anos, depois de ter arrancado de forma muito positiva, galgando três posições, conseguiu mostrar a sua coerência desportiva ao longo de toda a corrida, rodando consistentemente durante 11 voltas nos 2m05s / 2m06s. “Hoje a corrida correu bem, consegui arrancar minimamente bem e para o dia de amanhã espero arrancar ainda melhor e acompanhar o grupo dos vinte primeiros”, refere Salo Dias.
Já Afonso Almeida #10, o piloto que representa a MO Racing Team na categoria de Prémoto3, foi o 2º piloto mais veloz em pista na sessão de treinos cronometrados, tendo chegado a rodar a 193,5Km/h. Estabeleceu a sua marca de 1m53s855 nesta sessão em P9, na oitava de 12 voltas realizadas, e progredindo positivamente face ao dia anterior. Largou então da 3ª linha, na 9ª posição, para a corrida de 13 voltas e passou a bandeira de xadrez na mesma posição, tendo conseguido agarrar-se firmemente à sua marca de saída. Fez a sua volta mais rápida inclusive abaixo do tempo nos treinos cronometrados, nos 1m53s852, o que traduz o verdadeiro esforço e concentração do jovem piloto da Charneca de Caparica. “Hoje o dia correu bem, na qualificação conseguimos fazer um bom tempo e alcançar uma posição razoável – a 9ª posição. Na corrida não passámos além dessa posição, porque infelizmente nas primeiras voltas, devido ao vento, não nos apercebemos que o ritmo de corrida estava mais baixo e quando entrei na 5ª volta já estava muito afastado do grupo da frente. Amanhã espero conseguir alcançar um pódio”, conclui o piloto com o dorsal #10.
Em SBK Junior, Gonçalo Capote #76 foi o único representante da MO Racing Team, já que Francisco “Kiko” Pires #73 se viu impossibilitado de qualificar e alinhar na grelha de partida. O piloto de Cascais, nos treinos cronometrados, fixou o seu melhor tempo nos 1m57s578, na 34ª posição, a +5s308 do melhor tempo da sessão – com nota muito positiva face ao dia anterior. Na corrida, Capote arrancou com um bom ‘feeling’, já que estariam ultrapassados os problemas técnicos que marcaram os trabalhos de sexta-feira na sua moto, mas uma queda logo na primeira volta acabou por impedir que pudesse finalizar a corrida e classificar. “Para amanhã sinto-me igualmente confiante, face ao que senti hoje para a corrida 1 do fim de semana, e pronto para lutar pelo melhor e pelo que estiver ao meu alcance”, anuncia o piloto com o #76.
Domingo é dia de warm up e de nova corrida – a segunda desta ronda em Jerez II, ficando assim concluída a temporada da Miguel Oliveira Racing Team num dos mais competitivos campeonatos de velocidade – o ESBK.
Horários Jerez de La Frontera | MO Racing Team
Domingo, 16 outubro
Warm up
Moto4 – 8.15-8.25
Premoto3 – 9.20-9.30
SBK Junior – 9.05-09.15
Corrida 2
Moto4 – 11.00
Premoto3 – 15.00
SBK Junior – 14.00