Almeida e Bolaño pontuam em Valência
Fruto da sua evolução e crescimento como piloto Afonso Almeida conseguiu este fim-de-semana na terceira prova do ESBK 2020 o seu primeiro ponto numa competição fora das fronteiras de Portugal. O cenário desta conquista foi o traçado mundialista do circuito Ricardo Tormo onde o jovem de apenas 11 anos de idade lutou de forma brilhante para cruzar no Domingo a linha de meta na 15ª posição, somando assim o seu primeiro ponto no competitivo campeonato Moto4, o primeiro também para a equipa do Miguel Oliveira Fan Club.
Após ter conseguido a 15ª posição na grelha de partida – entre os 24 concorrentes que alegram e discutem cada centímetro de pista na ‘escola’ que são as Moto4 – foi na quinta linha que o piloto da BP Ultimate arrancou para as 12 voltas aos 4005 metros do traçado espanhol. Num fim-de-semana onde nem sequer a proximidade do Mediterrâneo trouxe frescura ao asfalto – as temperaturas foram sempre elevadas ao longo dos dois dias de competição – Afonso Almeida fechou a primeira corrida em 17º, a apenas 1 segundo do 13º, ficando claro que no dia seguinte poderia mesmo somar os seus primeiros pontos fora de Portugal, o que veio a acontecer quando na segunda corrida conseguiu uma muito positiva 15ª posição e somou o seu primeiro ponto no campeonato.
‘Foi um momento muito especial e reflecte todo o trabalho que o Afonso tem vindo a fazer não de agora mas desde que começou a competir na Oliveira Cup. Aos 11 anos de idade ‘cresce’ a cada corrida e este ponto – que para muitos pode parecer pouco – é muito importante e estou seguro que vai pontuar mais vezes este ano. Ele trabalhou para este momento e estamos muito orgulhosos dele.’ Afirmou Paulo Oliveira no final de mais uma ronda deste competitivo campeonato, contando no Ricardo Tormo com 170 pilotos oriundos de 27 países distintos.
Candidato a lugares de pódio, que tinha conseguido na ronda anterior em Barcelona, Iván Bolaño não teve no entanto um fim-de-semana para recordar e depois de ter sido o quarto mais veloz nos treinos cronometrados – o que lhe valeu arrancar a abrir a segunda linha da grelha de partida – o piloto de Badajoz foi no entanto forçado a abandonar antes do arranque da corrida devido a um problema com o sistema de travagem, sem possibilidade de solução em tempo útil. Na segunda corrida foi um dos animadores do pelotão e entrou no lote de oito que discutiram a vitória, assegurando a segunda volta mais rápida em corrida a caminho da oitava posição final a escassas 1.4 segundos do vencedor.
Os dois pilotos da equipa de Miguel Oliveira regressam ao ESBK nos dias 26 e 27 de Setembro para mais uma etapa, a quarta, deste competitivo campeonato, agora no traçado de Jerez de La Frontera. Antes, já no próximo fim-de-semana, a equipa está no Estoril para mais uma ronda do CNV, a penúltima do ano.